Vídeo: padre Fábio de Melo critica idolatria a Maria e gera polêmica

Foi o que Martinho Lutero fez, tirar as pessoas do engano e mostrar a verdade… Quem salva e é o unico mediador entre Deus e os homens é somente Jesus… Maria era humana e nao pode salvar ninguém… Depois que nasceu Jesus, Maria foi uma mulher comum que teve uma vida conjugal normal com José seu marido…

Fábio de Melo se diz com medo de o cristianismo ser “nivelado por baixo” no país e “a devoção mariana fora do seu lugar, tomando o lugar o Cristo”. Ele fez um apelo para a mudança de mentalidade, asseverando: “É Jesus que nos salva. É Jesus que nos resgata. É Cristo que nos liberta”.

Entre os comentários das redes sociais estão diversas críticas de católicos. “Este padre está falando por si, ele não está representando bem a igreja católica!”, disparou a internauta Beatriz Franco. Por outro lado, foi comemorada por evangélicos: “Ainda falta muito … Mas isso já é um grande sinal que as orações dos crentes em favor dos padres já está fluindo diante do trono de Deus”, escreveu o internauta Jairo Mello.

868 comentários em “Vídeo: padre Fábio de Melo critica idolatria a Maria e gera polêmica

Adicione o seu

  1. Pede à mãe que o filho atende… Maria pode não ser mediadora entre os homens e Deus, mas duvido que seu próprio filho não atendesse com carinho aos pedidos dela. Assim como ocorreu no milagre da transformação da água em vinho, onde ela pediu que Jesus atendesse às necessidades daquele povo e Ele o fez, mesmo dizendo que sua hora não havia chegado, acredito que se ela rogar a Jesus (não à Deus Pai, mas ao Deus Filho. SEU filho!) por nós, Ele a ouviria com carinho e atenderia devido a seu imenso amor… Afinal, que filho negaria um pedido feito com tanto carinho por sua mãe?

    1. Um comentário muito bom, falando materialmente. Mas vc esqueceu de escrever o que Jesus disse para ela nessa hora. Ele disse assim: “Que tenho eu contigo mulher?” Isto quer dizer que em nada, mandou SEU filho fazer. Ela, por si só disse somente aos servidores de vinho: “Façam tudo o que ELE lhes mandar fazer” Ela não mandou ELE fazer nada depois desta resposta que ELE deu à sua mãe, portanto Maria não roga nada a seu Filho. Ela foi uma santa, é verdade, mas não pede nada ao seu Filho porque ela ainda não está na Glória. Ela está descansando no sono dos justos. Ela será participante da Glória onde está o Seu Filho “homem” mas ELE é filho de Deus espiritualmente falando. Não vamos confundir os fatos.

      1. PARABÉNS…É ISSO AÍ….NINGUEM VEM AO PAI SE NÃO FOR COM JESUS..FIQUE NA PAZ DO SENHOR!!!

      2. otima pergunta
        cprreta a resposta pois somente a biblia q da as reposta ,, q o espirito santo ´possa estar abrindo o entendimento e os olhos espirituais , porque no dia do juizo muitos estarao na mesma situaçao do rico e lazaro ..

      3. se esse padre ainda se encontra nessa igreja é pq assim nosso Deus permitiu para que abrisse os olhos dos que estão cegos, e fujam da idolatria a qual é condenada pelo proprio Deus .Esse povo está cego,cheio de tradiçoes e deixando o verdadeiro ensinamento de lado.
        Amados irmãos leiam a biblia e seus mandamentos EXODO 20:Não terás outros deuses diante de mim.
        Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
        Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
        E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
        Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
        Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
        Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
        Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
        Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
        ¶ Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
        Não matarás.
        Não adulterarás.
        Não furtarás.
        Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
        Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

        Êxodo 20:3-17

      4. Muito bem, e assim nós e a própria Maria somos todos filhos de Deus, até porque Deus truxe ha exitência Adão e Eva.
        Entendendo que o Senhor Jesus é o próprio Deus, que era Verbo, o Verbo se fez carne e habitou com os homens no entanto Deus é pai de Maria e Maria não é mãe de Deus.

    2. Oi, me mostre como um ser humano Morto (até por que Maria não esta viva né), pode rogar por nós ? Jesus por exemplo, morreu sim, mas ao terceiro dia reviveu, e Maria, reviveu ?
      e outra pra interceder a Deus por nós, Jesus nos deixou seu Próprio espirito Santo, ou seja Maria não é nada hoje, ela apenas foi um instrumento de Deus para trazer Jesus a terra e fazer sua obra, o homem que mistura as coisas !

      1. veradade kelly nunca vi morto fazer alguma coisa pra ninguem ….

      2. Jesus não morreu, ele ressuscitou, teologicamente são duas coisas bem diferentes (Làzaro reviveu: retomou seu corpo terrestre e mais tarde morreu de novo; Nosso Senhor ressuscitou para a Glória eterna). E a Santa Mãe de Deus não somente ressuscitou como foi assunta aos céus. Logo sim, ela está viva e pode interceder por nós com mais autoridade que você.

      3. en q teología basas tu afirmación q maría murió si ella si ella es servidora de dios vivo y no de muerto y si ella recibió primero al espíritu santo en su seno ??
        Puedes explicar tu teoría xf?

      4. Mostra pra mim onde estao os restos mortais de Maria, ja que ela morreu. Ela foi assunta ao ceu.

    3. A palavra de Deus diz no livro de romanos que só um mediador entre Deus e o homem. Jesus Cristo o filho de Deus, somente ele Deus pode ouvir com tanto carinho.

      1. Verdade,e a palavra de Deus diz verdadeiramente que no Céu só está quem de lá veio ou seja Jesus Cristo

    4. PRIMEIRO, Quando vc esta com dor de dente vc vai ao dentista ou a mãe dele?
      SEGUNDO, Maria não è mais a mãe de Jesus,
      ela foi quando DEUS se manifestou em carne na pessoa de Jesus cristo,alendomais Jesus não chamava ela de mãe,agora a questão de Maria pedir a Jesus um milagre e Ele atender
      isso não quer dizer qui ela é entesesora pois
      Pedro andou sobre as água quando pediu a Jesus que ele fosse até Ele, e tomer quando
      disse que só acreditava se tocasse nEle,
      reconhesso sim Maria uma mulher temente a Deus e que as mulheres de hoje tomasse ela como exemplo.

      1. Tomar Maria como exemplo de mulher humana sempre,e não como Deus,porque espiritualmente ela passou à ser filha de Jesus,mas só entende essas coisas quem é nascido de novo,a velha criatura não entende porque ainda é carnal e não espiritual

    5. Se as coisas funcionassem assim, pede a mãe que o filho atende seria ótimo… Mas infelizmente não é, eu pergunto aos amigos, se houvesse uma forma de adentrar-mos a presença de Deus e até nos mesmos fazer-mos a nossa salvação, sem a vinda de Cristo então porque ele veio? Porem vos afirmo categoricamente que além do único mediador entre Deus e os homens, ainda é o unico caminho.

      1. Certa vez alguém alegre com os milagres feitos por Jesus, abriu e boca e disse; bendito o ventre que te trouxe e os peitos que mamastes, ele porem disse: bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a praticam, Jesus sempre quis separam a verdadeira adoração a Deus da Mariolatria

    6. Então, isso significa que ele iria atender a ela com carinho pois ela é seu mãe e nós somos diferentes dele? O nosso pedido, seria feito sem carinho , qual seria a diferença ?

      1. Não, todos somos iguais, Jesus nos vê todos como pessoas iguais, mas fica triste com nossos pecados, então ele não vai atender todos os nossos pedidos sem estarmos na Santidade. Por isso, nada vem de graça.

    7. muitos filhos sao desebedientes e crueis aos sus pais, pois a biblia diz que a um so caminho que chega a Deus que e atravez do seu filho jesus, querida Maria nao tem esse poder e sim Jesus e e atravez da fe

    8. minha cara se voç pode falar com cristo por que falar com sua mae primeiro ela meresce todo o respeito com toda certesa mas ate ela diria para voç que nao perdesce tempo em pedir coisa alguma para ela pesça para jesus cristo ele salva , cura, renova da vida ele eo caminho ate para maria.

    9. Jesus não é mais filho de Maria, ele não é mais carne e nem ela, ela está dormecendo para que seja julgada no fim da humanidade igual à qualquer humano que morreu depois de Jesus Cristo, pois ele foi ao inferno e tomou a chave do Diabo para salvar as almas que antes estavam condenadas. Jesus é filho de Deus e somente de Deus. Claro, sua cultura cristã é diferente da minha, Maria virou “Santa”. Mas o que o pastor diz não tem relação ao que você diz. Ele somente fala que a adoração a Jesus Cristo deve ser a maior, pois não existe um salvador além dele. Só ele salva e liberta.
      Não peça libertação a Maria, peça a Jesus, pois em linguagem do povo: “Quem fala pelos outros é pau mandado”. Não sei se vc vai entender (creio que não), mas siga sua fé.

    10. Leia mais a Bíblia e deixe de nivelar o evangelho e tudo que Cristo fez com as suas convicções e filosofias pessoais que em NADA se parece com o que Jesus pregou.

    11. Por gentileza Samantha me diga onde está esse momento em que Maria intercede, pois tenho cá comigo a passagem completa e em qualquer que seja a bíblia a interpretação é a mesma:

      “Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.
      3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
      4 Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”.
      5 Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele mandar”.
      6 Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros.
      7 Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até a borda.
      8 Então lhes disse: “Agora, levem um pouco ao encarregado da festa”.
      Eles assim fizeram”

      Maria apenas falou com os homens para fazer TUDO o que ELE(JESUS) mandar…
      Ela mesma entendia a grandeza e soberania do filho…

      Falta de discernimento Samantha… Maria era apenas a Mãe na terra, em nenhum momento ela interferiu na grande obra a que DEUS preparou para APENAS o FILHO fazer…

      Ela não deixa de ser especial em momento algum, ela continua a ser uma mulher exemplar… mas não passa disso. Pois SÓ JESUS é o SENHOR, APENAS ELE pode nos salvar…

      A paz de Cristo

    12. Gostaria que a instituição Igreja católica mostrasse a seus adeptos,em que trecho bíblico está escrito “pede à mãe que o filho atende”.Maria nada mais é do que um instrumento biológico para o nascimento de Cristo.Ele mesmo disse: ” Eu sou o caminho,a verdade e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.”Simples e poderoso assim.

    13. Já pensou se fosse assim? ”pede a mãe que o filho atende” então a mãe de maria pedia a maria que pedia a Jesus, há AVÓ DE MARIA PEDIA PARA MÃE DE MARIA QUE PEDIA PARA MARIA QUE PEDIA PARA Jesus, Desculpes Samantha mas não concordo com seu pensamento Jesus é único justo e mediador com Deus

    14. me desculpe mas maria ñ é a mãe de JESUS ela foi sim, uma mulher valorosa, abençoada por ser escolhida por DEUS por carregar em seu ventre JESUS mas o próprio JESUS em várias passagens ñ a chama de MÃE E SIM DE MULHER… inclusive na cruz quando ela se refere a JESUS como “meu filho” JESUS diz: MULHER EIS AI O “SEU” FILHO APONTANDO PARA TIAGO… VAMOS LER MAIS A PALAVRA DE DEUS E PARAR DE ACREDITAR EM ESTÓRIAS

    15. Samanta, Antes de Maria nascer, Jesus já existia na sua glória; Maria foi somente uma canal pra nosso salvador vim como ser humano; Maria foi feliz porque Deus agradou-se dela e grande é o seu galardão no céus…Mas foi somente isso;como que Maria pode ser mãe Daquele que a criou? porque Maria é criatura de Deus…Pense…

    16. disse-lhe Jesus eu sou o caminho a verdade e a vida,ninguém vai ao pai a ñ ser por min, tudo quanto pedirdes em meu nome,isso farei a fim de que o pai seja glorificado no filho.João 14- 1 ao 15 Bíblia
      então ñ precisa intermediário, mesmo sendo quem o gerou, ela morreu mas Ele ressuscitou ,vc vai direto ao filho para chegar no pai,sem intermediário.

    17. A palavra de Deus e bem clara nao a outro mediador entre Deus e o homem a nao ser Jesus nao precisamos d maria para pedir. algo ha Cristo ou a Deus na morye d Jesus ele nos deu livre acesso a ele e so pedimos em oracao

    18. Daqui a pouco teremos q pedir ate a mula do profeta balaao porq ela tambem foi um estrumento de Deus

  2. Povinho santo! Todo mundo aí é santo. Adoram mandar o outro ir ler a Biblia. Pior é aquele que ler e conhece a palavra e nao segue, nao deixa de medir a fé do outro. Um ateu peca menos do que aquele que lê a Bíblia e só pensa sacanagem, maroca a mulher do vizinho, trapaceia, engana. BANDO DE HIPÓOOOOOOOOOOOOOOCRITAS!

    1. Você tem que pensar duas vezes antes de julgar as pessoas, pode até ter razão, mas primeiro, conheça e estuda o indivíduo pra depois dizer o que ele é.

    2. se ñ conhece a palavra ñ tem sabedoria e fica longe da salvação ,se é ateu ñ tem Deus,ñ tendo Deus ñ tem amor

  3. 1. Somos todos irmãos. (vocês gostando ou não disso)
    2. Temos o livre arbítrio. (liberdade para tomar decisões. Não estamos optando por matar, machucar ou violentar de qualquer forma um irmão. Só temos uma forma diferente de nos expressar e viver)
    3. Tudo na vida tem exceção. (existe católicos e evangélicos que não seguem fielmente sua fé e acabam cometendo erros. Obs: Somos todos seres humanos e portanto estamos sujeitos a pecar. Por isso é importante abastecermos nossa fé e seguirmos firmes na caminhada)
    4. Devemos nos unir para contra a dominação do mal e do desamor. (Como já disse, somos TODOS irmãos. Poderíamos gastar nosso tempo criando tópicos e blogs que enriquecessem nossa vivência cristã e não incitar nossa desunião. Gente!!! É isso que o maligno quer, ele quer acabar com o amor, a solidariedade, a compreensão, a paciência, a humildade)
    5. Ninguém aqui é dono da verdade. SÓ DEUS. Portanto SÓ ELE pode JULGAR. (Devemos aceitar nossa pequenez e dedicar nossa vida a Cristo, vivendo no amor e na união.)
    6. Essa discussão nunca terá fim se nós não aceitarmos o modo de vida de cada um. (Respeito, apenas isso RESPEITO)
    7. NÃO sou melhor que você e você também não é melhor que eu. (Se todos tivessem isso na cabeça evitaríamos muitos casos de violência, até porque ninguém nesta Terra é perfeito, NINGUÉM)
    8. Não quero que vocês troquem de religião e nem que gostem do catolicismo. Apenas quero que vocês deixem de nos ver como INIMIGOS. isso mesmo, inimigos. É assim que eu me sinto ao ler os diversos comentários ofensivos de alguns de vocês.
    9. Acredito que uma pessoa vivendo no amor, fazendo o bem, ajudando o próximo tem mais perfil e chances de ser salva. A salvação não virá por APENAS pertencer a igreja X ou Y.
    10. Gostaria de tê-los como realmente irmãos. De acreditar que o mundo pode ser melhor se parássemos de brigar tanto. Todos aqui tem boas intenções no coração, porém somos humanos e podemos erras nas nossas ações. Mas a glória de Deus está na reconciliação, no perdão, na união. Por favor, vamos parar de julgar uns aos outros (Não temos poder e nem direito para isso). Não existe igreja perfeita, porque todas são guiadas por seres humanos. Nossa fé tem que ser em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Nossa bondade e nossa fé nos dará a salvação e não 4 paredes, 1 teto e uma placa na frente. Vamos ajudar os necessitados, visitar doentes, acolher os estrangeiros. Lembro-me agora da história do bom samaritano. Podemos fazer o bem sim. Independente de denominação religiosa ou conhecimento aprofundado. Devemos buscar a Deus em todas as coisas. Por favor gente, por favor, chega de tanta briga. Não entendo como ocorre tanta ofensas entre nós, tenho amigos muito próximos, exemplos de boas pessoas que plantam sempre o bem e são evangélicos e católicos. Não brigamos nunca, porque nos respeitamos bastante. Por favor, vamos nos respeitar mais. Isso cabe tanto para católicos, como para evangélicos.
    SOMOS DE CRISTO, SOMOS TODOS CRISTÃOS. Não vamos nos esquecer disso, por favor. Fiquem em paz.

    1. Tens toda razão Marriethy Lima.concordo plenamente; vejo uns querendo ser mais que o outro, temos que ser crsitão ; Deus através de seu filho nos adotou e perante Deus somos todos iguais, vamos viver como cristão fora das paredes de uma igreja( onde Deus não esta presente em muitas delas). Deixe o amor de Deus fluir em cada um de nós.

    2. é verdade falasse tudo parabens pelo seu pronunciamento penso o mesmo…..e creio ser o padre Marcelo e o padre Fabio ( os quais conheço) serem pessoa verdadeiramente de Deus e nao merecem esses tratamentos de Igreja como falasse o nosso pensamento é individual e nao podemos falar o que a ja ultrapassada doutrina catolica impoe precisam rever certos dogmas….

      1. Todos nossos padres precisam passar por um longo e amplo estudo teológico antes de serem considerados padres. Na preparação todos eles recebem os mesmos ensinamentos e instruções que o padre Fábio e Marcelo receberam. Eles não destoam do restante. Eles só tem mais visibilidade por conta da evangelização através das músicas. Aliás, católicos praticantes (verdadeiros) tem um carinho muito grande por eles e não tratariam mal, pessoas que nos guiam e nos proclamam a Palavra. Cada igreja tem sua maneira de se portar. Posso te garantir que nenhuma é perfeita, porque são compostas por seres humanos (imperfeitos). Então cabe a nos viver e praticar a fé dentro do ambiente em que estejamos mais satisfeitos, bem consigo mesmo e com os irmãos.

      1. Obrigada Antônio. Meu único objetivo aqui é tocar, através de palavras, o coração de cada um e despertar o amor fraterno que deve existir entre todos nós, irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Paz e bem.

    3. Quero aqui deixar meu apoio, e lembrar que a salvaçao nao será por esforço, e sim pela graça e o reconhecimento de Cristo como unico e suficiente salvador,reconher o sacrificio de Jesus na cruz por nós.

      1. Todo cristão, sendo de religião A ou B, deve ter a consciência que Jesus é o nosso Salvador. E eu acredito que deve ter esforço sim, porque a fé sem prática é uma fé morta. Não adianta eu dobrar meus joelhos todos os dias no templo ou igreja e não ajudar um irmão necessitado, não ser um instrumento do espírito santo para fazer o bem para os nossos próximos.

  4. Não entendo a polêmica. Que Cristo é o único salvador todo mundo sabe. Não é novidade. Que nossa fé é muito mais do que os sinais externos que nos lembram dela ou as devoções que nos confortam, também todo mundo sabe. Que Maria é mãe de Jesus que é Deus também é dogma da Igreja Católica e Jesus a deu a nós o que faz ela nossa mãe também. Tudo isso já é conversa velha, não novidade, verdades que fomos ensinados desde pequeno. Então onde está o problema?
    E Padre Fábio de Melo, por aquilo que eu vejo, sempre respeitou Maria, ama-a, faz música para ela e vem a Belém todos os anos para a festa do Círio.

  5. Concordo e apoio o padre…..tambem sou católica…..respeito muito Maria…..mas tenho conciencia bíblica de que o único que veio a terra e esta ao lado de Deus para nos ouvir é Jesus Cristo…..unico salvador!

    1. Concordo plenamente com você. Sou Católico e convicto que Deus nós trará novos tempos. Deus ama o seu povo e o Padre Fábio de Melo, assim como muitos outros católicos estão sendo verdadeiros instrumentos de evangelização. É de pessoas com essa mentalidade que nossas Igrejas precisam.

  6. respeito maria pelo fato de ser escolhida pelo pai para dar a luz ao MESSIAS, mais o próprio JESUS disse O Evangelho de São Mateus narra que, em determinado dia, Jesus estava pregando e sua mãe e irmãos procuravam falar com Ele. Ao ser informado disso, Jesus respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”; em seguida, apontou para todos os que ali estavam e disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (12, 46-50) Igualmente, no Evangelho de São Marcos e de São Lucas, o mesmo evento é narrado, mas, o que Jesus quis ensinar com essas palavras aparentemente duras? toda honrra toda glória seja dada a trindade PAI , FILHO E ESPIRITO SANTO ,

  7. O padre esta certíssimo o unico que Salva é JESUS CRISTO, o unico que ressicitou ao terceiro dia e vivo esta, Maria foi uma mulher muito especial , mas nao esta viva , morreu, e o unico mediador entre Deus e o homem e Jesus , que nao crê nisso. nao acredita na palavra de Deus que é a Biblia.

  8. Meu amado irmão. Fábio de Melo, para o senhor, uma pequena mensagem do Nosso grande JESUS CRISTO.Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e achado na forma homem, humilho-se a si mesmo, sendo obediente até á morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.Filipenses.2 v.3/a11 Continue buscado a verdade pois de Deus receberás uma coroa, não deixe ninguem tomar do senhor esta coroa, aceite em seu coração o Senhor Jesus Cristo. confessando o seu nome, e verás a gloria de Deus, sede forte é corajoso,para as batalhas. Deus te abençoe, sou evangélica sirvo a Jesus paz paz..
    ..

  9. concordo com padre Fabio de Melo,Maria é uma mãe que sue filho a ouvi em alguns pedidos,mas quem realmente sofreu por nos foi jesus.

  10. tinha que ser evangélico para comenta tanto,acorda minha gente vão orar e rezar e pedir por tanta gente necessitada nesse mundo,que eu creio a Deus que ganhamos muito mais,pois sou católica e concordo com ele,padre você não esta sozinho Deus esta olhando por você,nunca desista,se alguém criticou,pois é cima delas que levantamos.

  11. MINHA NOSSA,DIGO,NÃO MINHA NOSSA SENHORA,MINHA NOSSA SANTA IGNORÃNCIA.E O NOME DELA NÃO ERA MARIA,ERA MÍRIAM.MAS ISSO É O DE MENOS.A QUESTÃO É QUE INVENTARAM QUE MARIA NÃO MORREU,ENTROU UM ESTADO DE DORMIÇÃO,TIPO ESTADO DE COMA,E ANJOS DESCERAM,E LEVARAM MARIA DE CORPO E ALMA PARA A NOVA JERUSALEM,ONDE AINDA ESTARIA DANDO UMA MÃOZINHA,DIGO,UMA MÃEZINHA NA SALVAÇÃO DOS CATÓLICOS.LEMBRANDO : QUEM CONHECE O MÍNIMO DE BÍBLIA,SABE QUE DEUS JÁ LEVOU PARA O CÉU,ALGUMAS PESSOAS,COMO ENOQUE,ELIAS,MOISÉS RESSURRETO,MAS NÃO LEVOU AINDA,MULHER ALGUMA,NEM MESMO MARIA.MARIA MORREU EM ÉFESO,ALI FOI SEPULTADA,APODERECEU COMO QUALQUER DEFUNTO.MAS MARIA MORREU SALVA,E NO DIA DA VOLTA DE JESUS,ELA SERÁ RESSUSCITADA E LEVADA À NOVA JERUSALEM,JUNTAMENTE COM TODOS OS SALVOS,MAS O CATÓLICO QUE CULTUA MARIA,A MENOS QUE SE ARREPENDA E PEÇA PERDÃO A DEUS O PAI,NÃO VERÁ MARIA,PORQUE ESTARÁ PERDIDO,PORTANTO,MARIA SERÁ VISTA NO CÉU,MAIS POR CRISTÃOS,DO QUE POR ROMANISTAS MARIÓLTRAS.AQUI,O JORNALISTA DEMILSON CARVALHO,APAGANDO O FOGO DO FALSO INFERNO,AO VIVO,NO RÁDIO,AOS DOMINGOS DAS 15 ÀS 16 HS.ACESSE http://www.radioalvoda810.com.br http://www.luzparaomundo.com.br

  12. Para un cristiano católico María es la madre de dios encarnado no creado por lo tanto es la madre de la iglecia ella no es una idola sino la madre q llevó al cordero en su vientre 9mes y q lo crió lo educo y lo vio morir es la llena de gracia la primera mujer q recibió al espíritu santo en su seno y es qien la q iso q el mismo dios echo hombre empezará su ministerio en la boda de k cuando el mismo no estaba seguro q tenía q empezar su trabajo en la tierra y el teniaq obedecer a la madre
    entonce pueden responder qien es maría si no es nada ? y si acaso es solo la madre de dios honrarás a tu padre y tu madre dios dispuso para nada ?

  13. Pessoal não vos enganeis quanto a fe pois, se a salvação so vem atraves de de Jesus Cristo qualquer intercessão junto ao Pai, so pode ser feita por ele também a palavra diz que todos os povos de todas as línguas racas tribos e nações terão que se dobrar diante dele e confessar que ele e o senhor e que vive e reinara para todo o sempre. qualquer outra fe e nula diante de Deus.
    Alem disso quero lembrar que eu não conheço nenhuma passagem bíblica onde Maria ora a Deus intercedendo pelo povo. E Jesus o fez varias vezes.

  14. CONCORDO PLENAMENTE COM O PE. FÁBIO DE MELO. OS CRISTÃOS CATÓLICOS ESTÃO DISTORCENDO O CRISTIANISMO.

  15. Maria foi uma pessoa aos olhos de Deus muito especial, que seguia os mandamentos contidos nos escritos daquela época, e que hoje são os mesmos que devemos obedecer, por isso ela foi escolhida para dar vida ao filho de Deus e assim ela esta esperando a volta de Jesus, sendo assim ela não estar junto ao Pai e não é santa apenas descansa esperando a breve volta de Jesus.

  16. Amar ao proximo eh soh um dos muitos…muitos mandamentos q o “Pai deixou “(simplificados em dois)..mais soh ele naum garante a vida eterna .Deus pai nunca disse em sua palavra q devemos nos encurvar ou adorar a outro q não Ele.quando temos este comportamento a biblia classifica como idolatria…o livro de Apocalipse (livro ao qual muitas pessoas tem certo receio de ler por falar profundamente sobre a pos vida do homem)diz o q vai acontecer com estes no capitulo 21…sendo eles bonzinhos ou n a biblia diz q tds vão para o msm lugar devido a desobediência a Deus…Não ha brechas nas leis de Deus como ha na dos homens Deus n vai dar um jeitinho pra colocar ninguém no paraíso. ..idolatria pra Deus(segundo a biblia) eh o msm q traí-lo…Porém nosso Deus eh misericordiozissimo…ainda nos dah a oportunidade de irmos diante Dele atravez do “Filho”(nunca isso vai acontecer por mãe de ninguem nem são nenhum) pra pedirmos perdão pelos nossos pecados e nos purificarmos e nos lavarmos nas suas vestes…pois disse Ele:”…Eu sou o caminho ,a verdade e a vida.Ninguem vai ao Pai se não for por mim”…(Jo 14-6)

  17. “…Jesus então respoudeu:Eu sou o caminho e a verdade e vida, ninguém vem ao pai se não for por mim…”(Jo 14-6)..a biblia diz q soh Jesus pode amparar a humanidade e ninguém mais nem vivos nem mortos… soh Ele pode levar os homens à misericórdia de Deus…se não for por Ele não ha caminho , não ha verdade e nem vida (terrena nem eterna).eh hora de acordar antes q se cumpra o capitulo 21 de Apocalipse. ..

  18. parabens padre pela sua coragem em falar a verdade, continue porque e a verdade que liberta , CRISTO DISSE; EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUEM VEM AO PAI A NAO SER POR MIM JO 14.6 O CAMINHO E JESUS O QUE NOS REDIME E O SANGUE DE JESUS CRISTO NAO AS LAGRIMAS DE MARIA!!! PR CICERO FERREIRA DOS SANTOS

  19. concordo com vc Mariethy quando diz que a fé sem obra é morta, mas analisa bem está frase ok pois ajuda os irmãos e ser uma pessoa honesta de bom coração não é garantia de salvação não tá o próprio Jesus disse sem me nada podeis fazer o vinho no casamento só foi providenciado porque Jesus estava presente a Maria todo meu respeito a Jesus toda minha adoração.

  20. Deus nao tem mae e sim filhos, leia o evangelho, e acredite somente nas palavras de Jesus, porque as escrituras testifica somente dele.

  21. Ao invés de se preocuparem e complicarem as cabeças dos fiéis. Porque não se preocupam em dizer o que verdadeiramente salva. O amor ao próximo e a humildade em reconhecer que somos muito pequenos para este grande mistério.

  22. Será que realmente as pessoas conhecem as Escrituras Sagradas??? será que as pessoas aqui, conhece pelos menos uns 20 versículos bíblicos??? Na verdade conhecer é anda segundo as Escrituras Sagrada… Todavia muitos, só falam, ou será que pratica também? praticar é ter conhecimento naquilo que se fala… e se fala tem que ter conhecimentos naquilo que foi chamado ou advertido, pois se realmente só fala aquilo que as pessoas falam, então caminhará se entendimento… e outra… o que é a palavra SERVO, no grego… é escravo, todo aquele que quer ser SERVO (ESCRAVO), não tem livre arbítrio, pois quem tem livre arbítrio, não é conhecedor das Escrituras Sagrada, nos originais tanto em grego ou em hebraico, é outra coisa, então para se falar, leia, atente e obedeça… pois se não faz isso, não poderá argumenta nada, pois senão… será como uma pessoa que não tem conhecimento e será envergonhado!!! Que DEUS lhes Abençoe!!!

  23. Machista!!! o que é feminista??? por acaso isso vem de DEUS??? pelo que eu sei… isso não é o modelo de DEUS… o modelo de DEUS é outro… o orgulho é uma doença que está no homem… e que nem todos reconhece que tem que dá o braço a torcer… lamentavelmente, muitos não sabem o que é a verdade por inteiro… o orgulho é uma coisa que tapa os olhos daqueles que querem e não sabem admitir que tudo é o caso para se dá o perdão, e muitos não sabe ou está preparado para dá e recebe-lo!!!

  24. Pe.Fabio de Melo, A paz do Senhor seja contigo.Gostei muito por dizer a verdade.
    “Ninguém vai ao Pai se não por mim” – Jesus é o caminho a verdade e a vida.

  25. FELISMENTE O PADRE SO FALOU A VERDADE.DEVEMOS AMAR “MARIA”ASIM COMO TODOS QUE DEUS USOU PARA REALIZAR SEUS PROPOSITOS AQUI NA TERRA;MAS PARA SERMOS SALVOS E SO POR JESUS CRISTO.EVANGELHO DE SÃO JOÃO CAP3VERS16.POR QUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAU MANEIRA,QUE DEU O SEU FILHO UNIGENITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRE NÃO PEREÇA MAIS TENHA A VIDA ETERNA.

  26. Tá, se você acredita em Deus, acredita na Bíblia como sendo a Sua Palavra não apenas em alguns versos pois se for assim não acredita em Deus. Mas continuando , o que então eu faço com este verso? Respondeu Jesus, eu sou o caminho, a verdade e a vida. NINGUÉM VEM AO PAI! A NÃO SER POR MIM. Eevangelho de João cap. 14 verso 6. Pra você entender é preciso ler os parágrafos anteriores e posteriores. Isso quer dizer que não podemos ler um único verso isolado e ter como verdade única.

  27. Querida..com esse seu comentário dar de ver que vc não sabe nada da palavra de Deus. .apenas sabe o que a doutrina católica ensina..esta na palavra que o unico intermediador entre Deus e os homens e Jesus. ..quer um conselho. Comece a ler a biblia diariamente. .um versículo por dia..comece de Gênesis à apocalipse..depois vc me diz se vai continuar com idolatria. ..Deus deixou sua palavra para podermos nos alimentar e aprender a cada dia..o homem se deixa enganar por que quer. ..

  28. É claro que padres irào inconscientemente serem atra[idos de volta ä necessidade de ir a Cristo acompanhados de Maria. Em sua castidade, eles precisam de uma figura feminina maternal que complemente sua experiëncia.

  29. Acalmem-se, o nosso inimigo é o Diabo, não deixem que ele manipulem suas cabeças para começarem a discutir com agressividade ess questão. Somos todos irmãos em espírito.

    1. veradade lucas o q a gente mas ve nestes comentarios são pessoas se agredindo ,DEUS nos ama basta da lugar ,ele é único fiel e verdadeiro ….

  30. Gloria a Deus. que o Espirito Santo trabalhou na vida do Padre Fabio de Melo abrindo os olhos espirituais e enchendo de coragem para falar a verdade aos quatros cantos , para que o povo não continue no engano.

  31. Maria foi Usada para viesse ao Mundo o Salvador, JESUS(O Caminho, A Verdade e A Vida) o problema é que Maria está sendo Idolatrada, Ela Merece Respeito pois DEUS não escolheu Uma Qualquer, Ela Era Sim diferente mas se pois no papel de Serva ao Começar o Ministério de JESUS, no Milagre da Agua pro Vinho Ele a Questionou:”Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.João 2:4″ Em poucas Porque me incomodas to aqui so de passagem, mas como Bom Ele Era Ela Sabia que iria ser Atendida, pois Ele não desampara ninguém.
    JESUS É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.
    Maria foi Usada e Recebeu sua Glória, como também Paulo, Noé e muitos mais…
    Tenho Admiração a Ela pois Respeito seu Ministério, mas Ela mesmo em todas as Passagens que aparece reconhece Cristo cono sendo acima Dela…

  32. Ele ainda não sabe, mas vai ser o meu marido.
    Ele é um pastor só precisa se decidi. Estou sempre em oração por você e sei que o Senhor Jesus te respaldará em sua decisões, você não pode amado temer caso sua cabeça esteja em jogo. Deus te abençoe hoje e sempre.
    Ana Donizetti

  33. Cara é triste ver esse preconceito, quem acredita acredita quem não não é obrigado… Maria Aparecida é padroeira do Brasil olhem bem como tratam a mãe que escolheu o Brasil de maneira tão especial não reconhecer Maria é não reconhecer o papel da mulher na Igreja, ninguém quer dizer que ela é maior que Jesus Filho único de Deus… Mas esquecer que muitas coisas aconteceram e começaram em torno de Aparecida é ser cego ou ignorante, e quem me explica o tecido de Nossa Senhora de Guadalupe? Nem a Nasa explicou.. disse que a pintura não é de nenhum materia existente na terra… no seu ventre bate o batimento de um recém nascido, a Imagem não está no tecido e sim flutuando como algo 3D e essa imagem tem cerca de 500 anos, sem contar que quando ampliaram dentro dos olhos dela existia uma foto que remete as estrelas do céu naquela noite em q o trabalhador à apresentou o bispo e junto com outra pessoa os 3 aparecem na foto algo impossivel de ser desenhado pelo tamanho pequeno dos olhos e soh foi permitido ver com microscopio, sem contar que “acidentalmente derrubaram acido em cima do tecido e mesmo assim a imagem e todas as riquezas de detalhes tornaram a aparecer. Deus usou diversas maneira para trazer os fieis conforme as necessidades do Povo, Maria é mais que minha Mãe no Céu e sei que como ela Amou Jesus no silêncio assim ama vocês também se vcs não acreditam deveria pelo menos respeitar quem acredita… E como Deus disse a Moises não tomarás para ti nem imagens, nem esculturas, anos após pediu que fizesse uma cobra e posterior um Bezerro de Bronze… Não quero estar certo ou errado mas a minha Fé tem q ser respeitada, vcs acreditam naquilo que viram e veem eu também… Maria está no Céu e contempla a Glória juntos dos anjos, apostolos, profetas, santos e santas, esquecem que quando Pedro Armou 3 tendas uma era para o nosso Senhor Jesus e as outras duas para 2 profetas, esquecem que Jesus disse 12 serão os discipulos e 12 serão as tribos e cada um julgará a sua tribo, esquecem que o Rico pediu que Lazaro molhasse ao menos a ponta do dedo pq ele tinha sede? Esquecem que Jesus falou para Pedro que tudo, tudo que ligares no céu será ligado na terra e tudo que desligar será desligado? Não reconhecer Maria é não reconhecer a Mulher… Agora me digam se os Apostolos ainda estão esperando o julgamento… Quem vai estar sentado a direita e a esquerda de Jesus nas 12 poltronas? Vocês juram conhecer as verdades do Céu mas a verdade é que Deus disse que muitas coisas não precisam ser compreendidas basta apenar ter Fé… Se esquecem também que Jesus disse que aqui na terra não existe homem maior que João Batista porém o menor no reino dos Céus é maior que ele… Pensar que Jesus e Deus estão sozinhos no Céu é chama-los de Egoístas… E se antes eu já não gostava muito desse Padre… Hj tenho pena pq ele devia ser Pastor… e falo tudo isso sem medo de ser Feliz hj frequento uma Assembléia de Deus sou respeitado lah e respeito eles também Deus, Jesus e o Espirito Santo estão em toda Parte agora no Céu os eleitos já contemplam a Sua Glória!!!

    1. E muito feio o termo que os nossos irmãos evangélicos usam quando dizem que Maria foi usada, MARIA FOI CONCEBIDA SEM PECADO ORIGINAL, sabias palavras do padre Paulo Ricardo quando diz que a Bíblia foi concluída muito antes de surgirem evangélicos, e que eles pensam que a Bíblia caiu do céu de paraquedas com zíper e tudo. Pena que os livros que falam de Maria e muito muito mais lhes foram negados.

  34. O que o Catecismo da Igreja Católica ensina sobre Nossa Senhora?
    «… CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, NASCIDO DA VIRGEM MARIA»

    I. Concebido pelo poder do Espírito Santo…

    484. A Anunciação a Maria inaugura a «plenitude dos tempos» (Gl 4, 4), isto é, o cumprimento das promessas e dos preparativos. Maria é convidada a conceber Aquele em quem habitará «corporalmente toda a plenitude da Divindade» (Cl 2, 9). A resposta divina ao seu «como será isto, se Eu não conheço homem?» (Lc 1, 34) é dada pelo poder do Espírito: «O Espírito Santo virá sobre ti» (Lc 1, 35).

    485. A missão do Espírito Santo está sempre unida e ordenada à do Filho (123). O Espírito Santo, que é «o Senhor que dá a Vida», é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e para a fecundar pelo poder divino, fazendo-a conceber o Filho eterno do Pai, numa humanidade originada da sua.

    486. Tendo sido concebido como homem no seio da Virgem Maria, o Filho único do Pai é «Cristo», isto é, ungido pelo Espírito Santo (124), desde o princípio da sua existência humana, embora a sua manifestação só se venha a fazer progressivamente: aos pastores (125), aos magos 126), a João Baptista (127), aos discípulos (128). Toda a vida de Jesus Cristo manifestará, portanto, «como Deus O ungiu com o Espírito Santo e o poder» (Act 10, 38).

    II. …nascido da Virgem Maria

    487. O que a fé católica crê, a respeito de Maria, funda-se no que crê a respeito de Cristo. Mas o que a mesma fé ensina sobre Maria esclarece, por sua vez, a sua fé em Cristo.

    A PREDESTINAÇÃO DE MARIA

    488. «Deus enviou o seu Filho» (GI 4, 4). Mas, para Lhe «formar um corpo» (129), quis a livre cooperação duma criatura. Para isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe do seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré, na Galileia, «virgem que era noiva de um homem da casa de David, chamado José. O nome da virgem era Maria» (Lc 1, 26-27):

    «O Pai das misericórdias quis que a aceitação, por parte da que Ele predestinara para Mãe, precedesse a Encarnação, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida (130).

    489. Ao longo da Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres. Logo no princípio, temos Eva; apesar da sua desobediência, ela recebe a promessa duma descendência que sairá vitoriosa do Maligno(131) e de vir a ser a mãe de todos os vivos (132). Em virtude desta promessa, Sara concebe um filho, apesar da sua idade avançada (133). Contra toda a esperança humana, Deus escolheu o que era tido por incapaz e fraco (134) para mostrar a sua fidelidade à promessa feita: Ana, a mãe de Samuel (135), Débora, Rute, Judite e Ester e muitas outras mulheres. Maria «é a primeira entre os humildes e pobres do Senhor, que confiadamente esperam e recebem a salvação de Deus. Com ela, enfim, excelsa filha de Sião, passada a longa espera da promessa, cumprem-se os tempos e inaugura-se a nova economia da salvação» (136).

    A IMACULADA CONCEIÇÃO

    490. Para vir a ser Mãe do Salvador, Maria «foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão» (137). O anjo Gabriel, no momento da Anunciação, saúda-a como «cheia de graça»(138). Efectivamente, para poder dar o assentimento livre da sua fé ao anúncio da sua vocação, era necessário que Ela fosse totalmente movida pela graça de Deus.

    491. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, «cumulada de graça» por Deus (139), tinha sido redimida desde a sua conceição. É o que confessa o dogma da Imaculada Conceição, procla­mado em 1854 pelo Papa Pio IX:

    «Por uma graça e favor singular de Deus omnipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição» (140).

    492. Este esplendor de uma «santidade de todo singular», com que foi «enriquecida desde o primeiro instante da sua conceição» (141), vem-lhe totalmente de Cristo: foi «remida dum modo mais sublime, em atenção aos méritos de seu Filho» (142). Mais que toda e qualquer outra pessoa criada, o Pai a «encheu de toda a espécie de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo» (Ef 1, 3). «N’Ele a escolheu antes da criação do mundo, para ser, na caridade, santa e irrepreensível na sua presença» (Ef 1, 4).

    493. Os Padres da tradição oriental chamam ã Mãe de Deus «a toda santa» («Panaghia»), celebram-na como «imune de toda a mancha de pecado, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e dela fez uma nova criatura» (143). Pela graça de Deus, Maria manteve-se pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a vida.

    «FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA…»

    494. Ao anúncio de que dará à luz «o Filho do Altíssimo», sem conhecer homem, pela virtude do Espírito Santo (144), Maria respondeu pela «obediência da fé» (145), certa de que «a Deus nada é impossível»: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38). Assim, dando o seu consentimento à palavra de Deus, Maria tornou-se Mãe de Jesus. E aceitando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina da salvação, entregou-se totalmente à pessoa e à obra do seu Filho para servir, na dependência d’Ele e com Ele, pela graça de Deus, o mistério da redenção (146).

    «Como diz Santo Ireneu, “obedecendo, Ela tornou-se causa de salvação, para si e para todo o género humano” (147). Eis porque não poucos Padres afirmam, tal como ele, nas suas pregações, que “o nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria; e aquilo que a virgem Eva atou, com a sua incredulidade, desatou-o a Virgem Maria com a sua fé” (148); e, por comparação com Eva, chamam Maria a “Mãe dos vivos” e afirmam muitas vezes: “a morte veio por Eva, a vida veio por Maria”» (149).

    A MATERNIDADE DIVINA DE MARIA

    495. Chamada nos evangelhos «a Mãe de Jesus» (Jo 2, 1; 19, 25)(150), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito Santo e desde antes do nascimento do seu Filho, como «a Mãe do meu Senhor» (Lc 1, 43). Com efeito, Aquele que Ela concebeu como homem por obra do Espírito Santo, e que Se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne, não é outro senão o Filho eterno do Pai, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é, verdadeiramente, Mãe de Deus («Theotokos») (151).

    A VIRGINDADE DE MARIA

    496. Desde as primeiras formulações da fé (152), a Igreja confessou que Jesus foi concebido unicamente pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, afirmando igualmente o aspecto corporal deste acontecimento: Jesus foi concebido « absque semine, […] ex Spiritu Sancto – do Espírito Santo, sem sémen [de homem]» (153). Os Santos Padres vêem, na conceição virginal, o sinal de que foi verdadeiramente o Filho de Deus que veio ao mundo numa humanidade como a nossa:

    Diz, por exemplo, Santo Inácio de Antioquia (princípio do século II): «Vós estais firmemente convencidos, a respeito de nosso Senhor, que Ele é verdadeiramente da raça de David segundo a carne (154). Filho de Deus segundo a vontade e o poder de Deus (155); verdadeiramente nascido duma virgem […], foi verdadeiramente crucificado por nós, na sua carne, sob Pôncio Pilatos […] e verdadeiramente sofreu, como também verdadeiramente ressuscitou» (156).

    497. As narrativas evangélicas (157) entendem a conceição virginal como uma obra divina que ultrapassa toda a compreensão e possibilidade humanas (158): «O que foi gerado nela vem do Espírito Santo», diz o anjo a José, a respeito de Maria, sua esposa (Mt 1, 20). A Igreja vê nisto o cumprimento da promessa divina feita através do profeta Isaías: «Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho» (Is 7, 14), segundo a tradução grega de Mt 1, 23.

    498. Tem, por vezes, causado impressão o silêncio do Evangelho de São Marcos e das epístolas do Novo Testamento sobre a conceição virginal de Maria Também foi questionado, se não se trataria aqui de lendas ou construções teológicas fora do âmbito da historicidade. A isto há que responder: a fé na conceição virginal de Jesus encontrou viva oposição, troça ou incompreensão por parte dos não-crentes, judeus e pagãos (159); mas não tinha origem na mitologia pagã, nem era motivada por qualquer adaptação às ideias do tempo. O sentido deste acontecimento só é acessível à fé. que o vê no «nexo que liga os mistérios entre si» (160), no conjunto dos mistérios de Cristo, da Encarnação até à Páscoa. Já Santo Inácio de Antioquia fala deste nexo: «O príncipe deste mundo não teve conhecimento da virgindade de Maria e do seu parto, tal como da morte do Senhor: três mistérios extraordinários, que se efectuaram no silêncio de Deus» (161).

    MARIA – «SEMPRE VIRGEM»

    499. O aprofundamento da fé na maternidade virginal levou a Igreja a confessar a virgindade real e perpétua de Maria (162), mesmo no parto do Filho de Deus feito homem (163). Com efeito, o nascimento de Cristo «não diminuiu, antes consagrou a integridade virginal» da sua Mãe (164).

    A Liturgia da Igreja celebra Maria “Aeiparthenos” como a «sempre Virgem»(165)

    500. A isso objecta-se, por vezes, que a Escritura menciona irmãos e irmãs de Jesus (166). A Igreja entendeu sempre estas passagens como não designando outros filhos da Virgem Maria. Com efeito, Tiago e José, «irmãos de Jesus» (Mt 13, 55), são filhos duma Maria discípula de Cristo (167) designada significativamente como «a outra Maria» (Mt 28, 1). Trata-se de parentes próximos de Jesus, segundo uma expressão conhecida do Antigo Testamento (168).

    501. Jesus é o filho único de Maria. Mas a maternidade espiritual de Maria (169) estende-se a todos os homens que Ele veio salvar: «Ela deu à luz um Filho que Deus estabeleceu como “primogénito de muitos irmãos” (Rm 8, 29), isto é, dos fiéis para cuja geração e educação Ela coopera com amor de mãe» (170).

    A MATERNIDADE VIRGINAL DE MARIA NO PLANO DE DEUS

    502. O olhar da fé pode descobrir, em ligação com o conjunto da Revelação, as razões misteriosas pelas quais Deus, no seu desígnio salvífico, quis que o seu Filho nascesse duma virgem. Tais razões dizem respeito tanto à pessoa e missão redentora de Cristo como ao acolhimento dessa missão por Maria, para bem de todos os homens:

    503. A virgindade de Maria manifesta a iniciativa absoluta de Deus na Encarnação. Jesus só tem Deus por Pai (171). «A natureza humana, que Ele assumiu, nunca O afastou do Pai […]. Naturalmente Filho do seu Pai segundo a divindade, naturalmente Filho da sua Mãe segundo a humanidade, mas propriamente Filho de Deus nas suas duas naturezas» (172).

    504. Jesus é concebido pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, porque Ele é o Novo Adão (173), que inaugura a criação nova: «O primeiro homem veio da terra e do pó: o segundo homem veio do céu» (1 Cor 15, 47). A humanidade de Cristo é, desde a sua conceição, cheia do Espírito Santo, porque Deus «não dá o Espírito por medida» (Jo 3, 34). É da «sua plenitude», que Lhe é própria enquanto cabeça da humanidade resgatada que «nós recebemos graça sobre graça» (Jo 1, 16).

    505. Jesus, o novo Adão, inaugura, pela sua conceição virginal, o novo nascimento dos filhos de adopção, no Espírito Santo, pela fé, «Como será isso?» (Lc 1, 34) (175). A parti­cipação na vida divina não procede «do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus» (Jo 1, 13). A recepção desta vida é virginal, porque inteiramente dada ao homem pelo Espírito. O sentido esponsal da vocação humana, em relação a Deus (176), foi perfeitamente realizado na maternidade virginal de Maria.

    506. Maria é virgem, porque a virgindade é nela o sinal da sua fé, «sem a mais leve sombra de dúvida» (177) e da sua entrega sem reservas à vontade de Deus (178). É graças à sua fé que ela vem a ser a Mãe do Salvador: «Beatior est Maria percipiendo fïdem Christi quam concipiendo carnem Christi – Maria é mais feliz por receber a fé de Cristo do que por conceber a carne de Cristo» (179).

    507. Maria é, ao mesmo tempo, virgem e mãe, porque é a figura e a mais perfeita realização da Igreja (180): «Por sua vez, a Igreja, que contempla a sua santidade misteriosa e imita a sua caridade, cumprindo fielmente a vontade do Pai, torna-se também, ela própria, mãe, pela fiel recepção da Palavra de Deus: efectivamente, pela pregação e pelo Baptismo, gera, para uma vida nova e imortal, os filhos concebidos por acção do Espírito Santo e nascidos de Deus. E também ela é virgem, pois guarda fidelidade total e pura ao seu esposo» (181).

    Resumindo:

    508. Na descendência de Eva, Deus escolheu a Virgem Maria para ser a Mãe do seu Filho. «Cheia de graça», ela é «o mais excelso fruto da Redenção» (182). Desde o primeiro instante da sua conceição, ela foi totalmente preservada imune da mancha do pecado original, e permaneceu pura de todo o pecado pessoal ao longo da vida.

    509. Maria é verdadeiramente «Mãe de Deus», pois é a Mãe do Filho eterno de Deus feito homem que, Ele próprio, é Deus.

    510. Maria permaneceu «Virgem ao conceber o seu Filho, Virgem ao dá-Lo à luz, Virgem grávida, Virgem fecunda, Virgem perpétua» (183); com todo o seu ser; ela é a «serva do Senhor» (Lc 1, 38).

    511. A Virgem Maria «cooperou livremente, pela sua fé e obediência, na salvação dos homens» (184). Pronunciou o seu «fiat» – faça-se – «loco totius humanae naturae – em vez de toda a humanidade» (185): pela sua obediência, tornou-se a nova Eva, mãe dos vivos.

  35. DEUS, ABRA A MENTE DE TODOS NÓS, O QUE É ISSO???? PQ UMA FRASE, PODE ACABAR COM UMA DETERMINAAÇÃO DE VIDA (QUE É A DO PADRE FÁBIO), DTUDO DE LINDO QUE NOS MOSTRA EM SUAS MISSAS, SEUS PROGRAMAS, ENTREVISTAS, ETC. PAREM COM ISSO…..

  36. Vejo isto como mais uma polêmica sem muito sentido. Cada um de nós tem todo o direito de crer ou não crer e a liberdade de oferecer sua opinião, desde que não falte com o respeito com a ´Fé de outras pessoas.Quem ama Maria e a tem como uma rainha no céu, mãe de jesús e protetora da humanidade não aceita essa crítica inútil de pessoas que se dixzem cristãos mas que não praticam o amor e a tolerância como Jesús o Cristo ensinou…
    Fé é coisa do coração, não pode ser discutida.

  37. haha enquanto muitos pedem pra maria inteseder em um milagre eu persso logo e pro criador que e Deus 😉

  38. Conhecerei a verdade e a verdade vos libertará. Maria era uma mulher boa se não Deus não escolheria para ser mãe de jesus, mas nem por isso tem que idolatrar.

  39. Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai se não for por mim. João 14.6. OBS: Já fui católica, já fui da IURD, Mas agora sou de Jesus Cristo. Por Favor leiam a Bíblia Sagrada. OBS: Maria foi a mais bem aventurada das mulheres, mas não devemos adora-la. Pois está escrito: …Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto. Mateus 4.10. Deus abençoe!

  40. Gloria seja dada ao santo nome de jesus todo louvou toda adoração a ele que nós salva e liberta amém. Padre que o santo e eterno Deus lhe ilumine e proteja por toda sua vida pois só ele e santo santo santo.

  41. Evangélico q é evangélico e segue a palavra de Deus respeita a religião dos outros … Se a terra que Jesus pisou é santa … Imagina o ventre q ele foi gerado…

  42. O padre fabio de melo nao declarou nada alem do que esta escrito na biblia,algo que todos nos independente da religiao sabemos,mais que a igreja catolica insiste em nao aceitar.

  43. Deus quando mandou seu filho ao mundo, é óbvio que Ele usaria uma mulher. Isaías 7:14 (800 anos antes de Cristo profetizou: “Eis que A VIRGEM conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”.
    Poderia ser tantas outras… mas a Bíblia diz que Maria foi agraciada. Ela na época deveria ser um padrão de santidade (até porque era muito jovem). Como qualquer pessoa usada por Deus ela teve uma vida normal e teve outros filhos. Acredito que ela terá um grande galardão quando chegar o momento de julgar a humanidade afinal foi com certeza, uma grande mulher, uma grande mãe e uma grande serva do Senhor. Obedecendo em tudo o Nosso Senhor Jesus.
    Mas ela foi mãe do JESUS HOMEM. E seria muita pretensão do ser humano achar que qualquer um de nós poderia estar numa posição maior do que o próprio filho de Deus.

    Sabendo Jesus destas coisas, Ele mesmo declara em Mateus 12:46 “Falava ainda Jesus à multidão quando SUA MÃE E SEUS IRMÃOS chegaram do lado de fora, querendo falar com ele.
    12:47 Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”.
    12:48 “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou ele.
    12:49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos!
    12:50 Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

    JESUS EXISTIA ANTES DE TODAS AS COISAS, TORNOU-SE HOMEM, NÃO TEVE PECADO, MORREU, RESSUSCITOU, FOI EXALTADO E VOLTARÁ PARA BUSCAR A SUA IGREJA.

    Filipenses 2:8-11
    “8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”

    Romanos 11;36
    PORTANTO DELE (JESUS), POR ELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.
    A ELE SEJA A GLÓRIA PERPETUAMENTE! AMÉM.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑