Sugestões

Livro Sem Palavras

Aprendendo a apresentar o Plano da Salvação as crianças através do Livro Sem Palavras.

O LIVRO SEM PALAVRAS – Plano de Salvação

Livro sem palavras
ENSINANDO O PLANO DE SALVAÇÃO ÀS CRIANÇAS COM O LIVRO SEM PALAVRAS
 (Confeccionei um pra mim. As crianças ficam super curiosas!! É ótimo para trabalhar com o maternal pois estão aprendendo as cores …)
O  LIVRO SEM PALAVRAS é um dos recursos muito utilizado para levar a palavra da SALVAÇÃO às crianças.
Mundialmente os evangelistas e educadores infantis tem se esforçado para aprimorar a criatividade em revelar o Plano de Deus às crianças através das cores que simbolizam o Plano divino.
O Livro Sem Palavras, primeiro com apenas três páginas — nas cores preto, vermelho e branco — foi apresentado por Charles Spurgeon em 1866. Ao pregar no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, seu sermão tinha o título “O Livro Sem Palavras”. O Sr. Spurgeon falou sobre um antigo ministro que reuniu três páginas e as folheava freqüentemente para lembrar-se dos seus pecados, do sangue de Cristo derramado por ele e da purificação ‘mais branca do que a neve’ concedida para ele.
Não se sabe quando a página dourada foi acrescentada, mas ela trouxe outra dimensão ao livro, retratando o amor de Deus e as glórias do Seu lar celestial. Nove anos mais tarde, D. L. Moody usou o livro colorido em um culto para crianças onde cerca de 12 mil estavam presentes para ouvir sua mensagem sobre um “livro de quatro páginas — nas cores preto, vermelho, branco e dourado”.
O livro sem palavras é um excelente instrumento para a evangelização de crianças. A seguir, você verá um modelo de como transmitir as verdades bíblicas para as crianças numa linguagem que elas possam compreender.
Converse com a criança e conte a história. Você também pode ensinar seus alunos sobre o Livro sem Palavras para que eles também evangelizem seus amigos.
Página Dourada:
Ensina: Quem é Deus – Criador, Amor (Ele ama você), céu, Santo.
Versículo: João 3:16a
Como explicar: Explique quem é Deus: Ele fez tudo (cite a criação); Ele fez você; Deus o ama e está preparando um lugar no Céu para seus filhos. Ele é santo, ou puro, e sua casa no Céu também é pura.
Página Escura:
Ensina: Problema/Necessidade. Definição de pecado, Exemplos de pecado, Nascidos em pecado, separados de Deus.
Versículo: Romanos 3: 23
Como explicar: O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, ter mau comportamento, roubar. Nascemos com desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isso significa ficar separado de Deus para sempre.

Página Vermelha:
Ensina: Solução/Caminho. O Filho perfeito de Deus recebeu o nosso castigo, derramou seu sangue, morreu e ressuscitou e está agora no Céu.
Versículo: Hebreus 9:22; I Coríntios 15:3,4
Como explicar: Cristo o Filho de Deus, nunca fez nada de errado. Ele recebeu na cruz, espontaneamente, o castigo que cada pessoa merecia. Deus colocou sobre Ele o seu e o meu pecado. Cristo derramou o Seu sangue por nós. Ele morreu, mas não ficou morto. Jesus ressuscitou e está agora no Céu.
Página Limpa:
Ensina: Apropriação. Convite para afastar-se do pecado e de tentar salvar-se pelo esforço próprio. Para confiar em Cristo pela fé somente.
Versículo: João 1:12; Hebreus 13:5a
Como explicar: Leia e explique o primeiro versículo. Recapitule a mensagem da salvação, fazendo perguntas. A criança deve orar, reconhecendo que pecou, e que deseja o pecado, confiando só em Cristo. Dê-lhe segurança: De quem você é filho? Como sabe? Leia e explique Hebreus 13:5b,6. O Senhor Jesus vai abandonar você algum dia?
Página Verde:
Ensina:Crescimento Espiritual. Confissão de pecado, crescimento em Cristo: Orar, Ler e obedecer à Bíblia, Testemunhar, ir à igreja e a escola bíblica.
Versículo: I João 1:9
Como explicar: a cor verde nos lembra coisas que crescem. Agora que já crê no Senhor Jesus, você deve crescer nele. Confissão de pecado, crescimento em Cristo: Orar, Ler e obedecer à Bíblia, Testemunhar, ir à igreja e a escola bíblica.
Na citação dos versículos é muito importante mostrar na bíblia, mesmo que seu público não leia texto… o contato com a PALAVRA DE DEUS deve ser desde cedo.
rainbow_bar_anim
LivrosempalavrasMODELOS
rainbow_bar_anim

EBF – Escola Bíblica de Férias

Objetivo:

Uma igreja preocupada com as famílias e as crianças fará muito bem se colocar em seu programa anual a realização da EBF.

Ela proporciona:

  • Às crianças da igreja: condições de crescer no conhecimento da Palavra de Deus e de se envolverem com a obra missionária.
  • Às crianças de fora da igreja: condições de ouvir o evangelho e receber a Cristo como seu Salvador.
  • Aos pais em geral: condições de segurança. Seus filhos estarão, por três horas diárias, durante uma semana inteira, num local e numa programação sadia no desenvolvimento de suas personalidades e que será de grande significado.
  • Aos membros da igreja: condições de serviço ao próximo de acordo com os dons, talentos e habilidades, além da alegria de trabalhar em equipe e de servir ao Senhor.
  • À igreja: condições de ganhar a simpatia dos vizinhos pelo bom programa feito com as crianças e de crescer com a chegada de novos alunos e novas famílias para a Escola Dominical.

Ministério:

Há mais de 100 anos, este ministério é desenvolvido nas Igrejas. Aproveitando as férias, podemos desenvolver um programa de uma semana com as crianças da Igreja e redondeza.

O Programa de EBF consta de História Bíblica, História Missionária, Atrações Especiais, Fantoches, Trabalhos Manuais, Lanche, etc… e atrai a garotada para aprender a Palavra de Deus.

imagens-smiliguido-ee50c4

rainbow_bar_anim

Classe de Cinco Dias

Objetivo:

Alcançar crianças não atingidas pelas igrejas.

Milhares de crianças sem Cristo esperam a oportunidade de ouvir o Evangelho, e talvez nunca terão esta oportunidade. É uma estratégia missionária urbana para chegar onde as crianças estão.

Classes desse tipo, realizadas num lar cristão, têm sido o começo de muitas congregações.

Local e Duração:

A Classe de Cinco Dias acontece durante uma hora por dia, por cinco dias consecutivos.
O melhor período para a realização são as férias escolares.
O local ideal é um lar evangélico, de bom testemunho na vizinhança, onde as crianças se sintam bem-vindas.

A classe poderá ser realizada em uma sala, no quintal, na garagem, ao ar livre, no salão do prédio, etc.

O Programa:

Deve ser bem planejado.

A ênfase do programa deve ser apresentar claramente a mensagem do Evangelho, a mensagem de salvação.

O coração do programa é a Lição Bíblica evangelística.
As demais partes (música, versículo, história missionária, oração) complementam a lição bíblica.

Este trabalho deve ser feito em equipe, com pessoas integradas à igreja, envolvidas com a mesma visão e alvo.

Classe de Boas Novas

Objetivo:

. Salvação: para crianças não salvas,
. Crescimento e Serviço: para as crianças salvas.

Elas devem ser ensinadas a viver diariamente para Deus e desafiadas para servir ao Senhor de tempo integral se Ele as chamar.

Local e Duração:

No lar de pessoas crentes, de bom testemunho.
A classe poderá ser realizada em uma sala, no quintal, garagem, etc.
Uma hora por semana. Escolha o melhor dia e horário para as crianças.

Pode ser uma continuação da Classe de Cinco Dias.

O Programa:

Deve ser bem planejado.

A ênfase do programa deve ser crescimento espiritual para a criança salva e mensagem de salvação para a criança não salva.

Pessoas envolvidas: a hospedeira, que abrirá sua casa, os professores e os ajudantes.

hosting-server-box-banner2

rainbow_bar_anim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s