Augusto Cury alerta contra “preconceito infantil” com a depressão no meio evangélico

Imagem relacionadaOs diversos casos recentes de suicídio entre evangélicos, em especial envolvendo pastores, despertou o interesse de grande parte dos cristãos sobre a depressão, doença que tem sido descrita como o “mal do século”. O psiquiatra e escritor cristão Augusto Cury concedeu uma entrevista e abordou o assunto do ponto de vista médico e social.

Para Cury, a depressão ainda é fonte de tabu no meio evangélico, mas deve ser encarada como um distúrbio comum a qualquer pessoa, incluindo cristãos, que geralmente “confundem os problemas psicológicos”.

“Infelizmente, no mundo todo, o cristianismo tem um certo preconceito com a psiquiatria e a psicologia — não são todos, mas uma boa maioria. É um conceito errado. Quando se tem um transtorno emocional, deve-se procurar um psiquiatra e um psicólogo competente. Até porque, quem não reconhece suas mazelas, suas fragilidades e seus cárceres mentais, será assombrado por eles a vida toda”, contextualizou durante a entrevista concedida ao pastor Cássio Miranda, no programa Mente Aberta, exibido pela Rede Super de Televisão.

“A maioria das pessoas são assombradas por fobias, e não apenas isso, muitos cristãos sofrem de depressão e não se tratam. A depressão é o último estágio da dor humana. Preconceito infantil, eu posso dizer, porque há bons profissionais de psiquiatria e psicologia preparados para usar técnicas adequadas”, explicou.

Augusto Cury citou Jesus como “o homem mais inteligente da história” – repetindo o título de um de seus livros – e se debruçou sobre a sabedoria do filho de Deus ao abordar os aspectos da ansiedade. “Eu, que fui um dos maiores ateus que já pisou nessa terra, fiquei espantado quando o estudei sob os ângulos da psiquiatria, psicologia, sociologia e psicopedagogia. Como esse homem antecipou dois mil anos e falou sobre ansiedade?”, disse o escritor.

Em Mateus 6:25 Jesus disse: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida”. Essa pequena frase de Jesus despertou o interesse do psiquiatra na busca pela compreensão de sua abrangência: “Eu me perguntava: que homem é esse que falava de uma patologia que assombraria o ser humano na era moderna? E não apenas isso, ele falou de algumas ferramentas, dentre elas a mais importante: não antecipe o problema. Ou seja, uma pessoa que sofre pelo futuro, é escravizada pelo presente”.

Em seguida, Cury citou ainda a análise feita por Jesus a respeito do rei Salomão, que segundo o psiquiatra, apresentava sinais de sofrer com a doença em questão: “Salomão tinha problemas emocionais graves, ele desenvolveu uma depressão importante. Por isso que, poeticamente e intelectualmente, ele era muito inteligente, mas emocionalmente falido”, afirmou.

Polêmica

Augusto Cury discordou da afirmação “não há nada de novo debaixo do sol”, eternizada por Salomão em Eclesiastes 1:9, dizendo que a vida e sua dinâmica tornam todos os dias um cenário novo.

“Ora, a vida é um espetáculo único e imperdível. Aí o homem mais inteligente da história, Jesus, faz a crítica: nem Salomão vestiu-se como o lírio dos campos. Ele estava dizendo que contemplar o belo e fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos, é vital para um ser humano ser feliz”, declarou o psiquiatra, numa análise isolada do versículo.

Por fim, Augusto Cury definiu o século XXI como a era dos “mendigos emocionais”, que segundo ele estão em todos os lugares, incluindo a Igreja: “Existem muitas pessoas morando em grandes condomínios e mendigando o pão da alegria. Eles não conhecem as ferramentas do homem mais inteligente da história, ainda que sejam cristãos”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: