Sede da Copa: Natal decreta estado de calamidade pública

Chuvas que caíram no município já causaram grandes estragos, deixaram centenas de desabrigados e carros soterrados

A prefeitura de Natal, uma das doze cidades-sede da Copa do Mundo, decretou, nesta segunda-feira, estado de calamidade pública. As fortes chuvas que caíram no município desde a última sexta-feira (13) causaram grandes estragos e deixaram centenas de pessoas desabrigadas. Nesse domingo, o clima era de tristeza na capital potiguar. Ainda não há um número preciso de famílias desabrigadas, mas a estimativa é que mais de 100 estejam nessa situação. Elas estão sendo levadas para uma escola no bairro de Mãe Luíza e de Santos Reis, na Zona Leste da cidade, e para o ginásio Nélio Dias, na Zona Norte.

A estimativa inicial é que, nas últimas 72 horas, tenha chovido mais de 300 milímetros em Natal. Uma grande campanha de doação de lençol e donativos está sendo feita. A situação mais crítica é a dos bairros de Mãe Luíza e Areia Preta. A estimativa da prefeitura é de que 65 casas já tenham sido desocupadas e dois prédios, evacuados. Os edifícios estão localizados em área nobre da cidade. Em nota a prefeitura de Natal esclareceu que a desocupação das casas e dos dois prédios foi solicitação do Corpo de Bombeiros. A situação foi agravada por causa do estado das lagoas de captação: quatro delas não suportaram o grande volume de água e transbordaram, inundando trinta casas nas zonas Sul e Oeste de Natal.

Neste domingo, o prefeito Carlos Eduardo (PDT) manteve novas reuniões com os secretários e visitou os locais atingidos pelas chuvas ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves. O deputado já telefonou para o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira Coelho, e pediu a presença urgente de técnicos da Defesa Civil nacional em Natal.

As chuvas também atingiram as obras de mobilidade, que ainda não foram concluídas na cidade. O túnel na Rua Raimundo Chaves, no bairro de Candelária, na Zona Sul, ficou alagado. A obra estava prevista para ter a liberação de tráfego neste final de semana.

Copa do Mundo

Mesmo com as fortes chuvas, a seleção dos Estados Unidos, que enfrentou nesta segunda-feira o time de Gana, em Natal, manteve o treino de reconhecimento no Arena das Dunas. Os americanos chegaram ao estádio com um forte esquema de segurança. Com as grandes chuvas, o evento Fifa Fan Fest, que ocorre na praia do Forte, em Natal, foi cancelado no domingo pelo terceiro dia consecutivo.

Fonte: Veja

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑